Regresso

Selecione a sua região

Corporate

Nós Ligamos

Pedido de contacto

Células estaminais do sangue do cordão umbilical com potencial para o tratamento da dermatite atópica – Resultados de um ensaio clínico

06.07.2016

3 minutos de leitura

Resultados de um ensaio clínico sugerem que as células estaminais mesenquimais de sangue do cordão umbilical (SCU-MSC) poderão constituir uma terapêutica eficaz no tratamento da dermatite atópica.
A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é uma inflamação crónica nas camadas superficiais da pele que é acompanhada de prurido (comichão), secura da pele e lesões descamativas. Esta patologia ocorre em cerca de 20 % das crianças e 3 a 10 % dos adultos. Os tratamentos atuais têm-se revelado ineficazes em alguns doentes, apresentando vários riscos, existindo por isso a necessidade de desenvolver uma terapêutica segura e eficaz.
Neste contexto, foram recentemente publicados na revista Stem Cells os resultados de um ensaio clínico com o objetivo de avaliar a segurança e eficácia de uma infusão alogénica (em que dador e recetor são indivíduos diferentes) de SCU-MSC no tratamento de dermatite atópica moderada a grave.
O ensaio clínico incluiu 34 doentes, entre os 20 e os 60 anos, com sintomas de dermatite atópica recorrentes e sem controlo dos mesmos com medicação convencional. Destes, um grupo recebeu uma dose baixa de SCU-MSC e outro recebeu uma dose elevada de SCU-MSC. A administração das células foi realizada através de uma injeção subcutânea. Os doentes foram depois seguidos ao longo de 12 semanas tendo sido avaliados de 2 em 2 semanas.

 

Ensaio clínico demonstra melhoria de sintomas em doentes com dermatite atópica após infusão com SCU-MSC
Os investigadores observaram uma melhoria em todos os doentes logo nas primeiras semanas após a administração das células. No entanto, no final do estudo, essa melhoria só foi significativa no grupo que recebeu a dose mais elevada de SCU-MSC. Ao fim das 12 semanas 55% dos doentes que receberam a dose mais elevada de SCU-MSC mostraram uma redução de 50% no índice de área e gravidade do eczema (EASI, do inglês Eczema Area and Severity Index) e 58 % registaram uma redução no grau de prurido. Foi ainda analisado o sangue destes doentes, tendo-se verificado uma diminuição significativa nos marcadores imunológicos de dermatite. Não foram detetados efeitos adversos graves.
Os autores concluiram que a administração de uma única dose de SCU-MSC em doentes com dermatite atópica moderada a severa demonstrou melhoria significativa dos sintomas da doença no período de 12 semanas, sugerindo que o procedimento é seguro e eficaz.
Para assegurar a segurança e eficácia das SCU-MSC alogénicas, os investigadores referem que irão acompanhar estes doentes por um período de 3 anos. Os autores mencionam também que planeiam a realização de um novo ensaio clínico, com mais doentes e com um grupo controlo, para comprovar a eficácia da infusão de SCU-MSC em doentes com dermatite atópica.[/fusion_text]

Fonte:

https://www.sciencedaily.com/releases/2016/06/160607080935.htm

https://es-us.noticias.yahoo.com/c%C3%A9lulas-madre-muestran-resultados-promisorios-como-tratamiento-para-140001849.html

Veja também