Regresso

Selecione a sua região

Corporate

Nós Ligamos

Pedido de contacto

Resultados positivos de tratamento de doente tetraplégico com células estaminais

22.03.2016

2 minutos de leitura

Um doente tetraplégico recuperou parte da mobilidade dos membros superiores após participar num ensaio clínico que pretende testar a administração de células estaminais neurais no tratamento de doentes com lesões na coluna cervical.

Em dezembro (de 2015) publicámos os resultados preliminares deste ensaio clínico promovido pela empresa StemCells Inc., em que, numa primeira fase, um grupo de 6 doentes foi tratado com células estaminais neurais administradas na espinal medula, na região da lesão.
Mickael Fraser, de 24 anos, foi um dos 4 doentes que recuperaram alguma força e mobilidade dos membros superiores após a administração das células. Três anos antes, este jovem tinha ficado tetraplégico na sequência de um acidente de viação. Em abril do ano passado foi incluído no ensaio clínico tendo sido submetido ao procedimento.
Mickael Fraser refere que os resultados excederam as suas expectativas. Atualmente já consegue mover-se da cadeira de rodas para a cama sem ajuda, respira mais facilmente e tem maior força e mais destreza. O procedimento permitiu-lhe recuperar alguma autonomia, estando a planear mudar de cidade e começar a trabalhar.

Este testemunho demonstra o potencial deste procedimento, constituindo uma esperança para os muitos doentes com lesões da espinal medula em todo o mundo.
Aguardam-se agora os resultados da segunda fase do ensaio clínico. A empresa StemCells Inc. já recrutou um terço dos 40 doentes que pretende incluir nesta fase do ensaio, e acredita que após a sua conclusão será possível avaliar a eficácia do procedimento.

Fonte:
http://www.post-gazette.com/news/health/2016/02/26/UPMC-s-clincial-trial-showing-promise-with-spinal-cord-injuries/stories/201602260092

Veja também